O Lean Six Sigma pode levar a sua empresa a excelência operacional. Você pode pensar: imagina, você fala isso porque não conhece a realidade da minha empresa, lá é diferente. Pois bem, não conheço mas quero conhecer, e a proposta da metodologia é transformar os processos atuais em processos muito eficientes, e isso envolve uma análise prática baseada em fatos . Sua aplicação nas empresas alavanca o desempenho financeiro. Trata-se de fazer com que um produto ou serviço atenda à percepção individual do cliente sobre qualidade ou valor.
Estamos falando de não apenas “fazer as coisas direito”, mas sim “fazer as coisas certas direito”, onde os requisitos para sua implementação e estratégia são levantados.Tudo gira em torno de uma medida estatística de variação em um processo ou uma estratégia de gestão. Um processo Seis Sigma tem como meta de qualidade estatística, a obtenção de um nível de qualidade igual a um máximo de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades , que é +/- seis desvios-padrão da média. O desvio padrão é apenas a raiz quadrada da média de todos os desvios. Os níveis de desempenho Sigma são:
Níveis Sigma | Defeitos Por Milhão de Oportunidades (DPMO) |
6 | 3,4 |
5 | 233 |
4 | 6,210 |
3 | 66.807 |
2 | 308.537 |
1 | 690.000 |
É caminhando que se chega lá. Estudos apontam que empresas no nível quatro sigma perdem em média 20% do seu faturamento na falta de qualidade, enquanto que as de níveis seis sigma a perda é menor que 1%. Valores expressivos, como no caso da DuPont uma economia de R$5.7 Bi em quatro anos e Honeywell com R$4.9 Bi. Estima-se que o retorno mínimo sobre o investimento é de três ou quatro vezes os custos de implementação.
E como você pode fazer isso na sua empresa? Com recursos internos ou através de auxílio de uma empresa especializada no assunto. Trata-se de uma mudança cultural com ênfase especial no nível de alta gerência e como toda mudança, sofrerá resistência das pessoas. Vide abaixo alguns tipos de desperdícios que o Lean pode ser aplicado:
- Correções de retrabalho e reparos advindos de controle de processos inadequados, baixa qualidade, falta de treinamento e falta de clareza das reais necessidades dos clientes;
- Superprodução ou Subprodução;
- Trabalho em processo;
- Etapas de processos desnecessárias;
- Espera;
- Logística;
- Movimentação;
- Subutilização de pessoas.
O Six Sigma, por outro lado, tem como alvo os seguintes tipos de resíduos materializados em custos:
- Retrabalho;
- Sucata;
- Tempos de ciclo excessivos e atrasos;
- Clientes insatisfeitos com os produtos / ou serviços prestados;
- Custo de oportunidades perdidas devido à falta de recursos;
- Má qualidade.
Uma das razões pelas quais a implementação do Six Sigma falhou em muitas empresas foi devido à falta de comprometimento dos gestores. Além disso, partes interessadas como parceiros externos e fornecedores também são aconselhados a se envolverem para uma melhor qualidade dos resultados de melhoria contínua e homogênea, bem como para simplificar os processos.
O Lean Six Sigma aplicado aos processos de uma empresa pode levar não só a baixar custos e aumentar a produtividade, mas também a uma melhor satisfação do cliente, a uma oferta diversificada e a uma melhor distribuição em termos de cobertura geográfica. Uma maneira de quantificar o impacto da implementação em um negócio é computar vários indicadores como:
1.Índice de satisfação do cliente (ISIXSIGMA, 2010);
2.Taxa de penetração de clientes (ISIXSIGMA, 2010);
3.Flexibilidade da cadeia de suprimentos;
4.Redução do tempo de entrega;
5.Qualidade em toda a linha;
6.Custo total para cada processo.
Independente do segmento da sua empresa, dedicar investimento e tempo para o controle de qualidade irá comprovadamente trazer retornos financeiros sustentáveis. Pode apostar.