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Como o Lean Six Sigma pode ajudar minha empresa?

O Lean Six Sigma pode levar a sua empresa a excelência operacional. Você pode pensar: imagina, você fala isso porque não conhece a realidade da minha empresa, lá é diferente. Pois bem, não conheço mas quero conhecer, e a proposta da metodologia é transformar os processos atuais em processos muito eficientes, e isso envolve uma análise prática baseada em fatos . Sua aplicação nas empresas alavanca o desempenho financeiro. Trata-se de fazer com que um produto ou serviço atenda à percepção individual do cliente sobre qualidade ou valor.

 

Estamos falando de não apenas “fazer as coisas direito”, mas sim “fazer as coisas certas direito”, onde os requisitos para sua implementação e estratégia são levantados.Tudo gira em torno de uma medida estatística de variação em um processo ou uma estratégia de gestão. Um processo Seis Sigma tem como meta de qualidade estatística, a obtenção de um nível de qualidade igual a um máximo de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades , que é +/- seis desvios-padrão da média.  O desvio padrão é apenas a raiz quadrada da média de todos os desvios. Os níveis de desempenho Sigma são:

 

Níveis Sigma    Defeitos Por Milhão de Oportunidades (DPMO)
6                                                                              3,4
5                                                                             233
4                                                                         6,210
3                                                                       66.807
2                                                                     308.537
1                                                                     690.000

 

É caminhando que se chega lá. Estudos apontam que empresas no nível quatro sigma perdem em média 20% do seu faturamento na falta de qualidade, enquanto que as de níveis seis sigma a perda é menor que 1%. Valores expressivos, como no caso da DuPont uma economia de R$5.7 Bi em quatro anos e Honeywell com R$4.9 Bi. Estima-se que o retorno mínimo sobre o investimento é de três ou quatro vezes os custos de implementação.

E como você pode fazer isso na sua empresa? Com recursos internos ou através de auxílio de uma empresa especializada no assunto. Trata-se de uma mudança cultural com ênfase especial no nível de alta gerência e como toda mudança, sofrerá resistência das pessoas. Vide abaixo alguns tipos de desperdícios que o Lean pode ser aplicado:

 

  • Correções de retrabalho e reparos advindos de controle de processos inadequados, baixa qualidade, falta de treinamento e falta de clareza das reais necessidades dos clientes;
  • Superprodução ou Subprodução;
  • Trabalho em processo;
  • Etapas de processos desnecessárias;
  • Espera;
  • Logística;
  • Movimentação;
  • Subutilização de pessoas.

 

O Six Sigma, por outro lado, tem como alvo os seguintes tipos de resíduos materializados em custos:

 

  • Retrabalho;
  • Sucata;
  • Tempos de ciclo excessivos e atrasos;
  • Clientes insatisfeitos com os produtos / ou serviços prestados;
  • Custo de oportunidades perdidas devido à falta de recursos;
  • Má qualidade.

 

Uma das razões pelas quais a implementação do Six Sigma falhou em muitas empresas foi devido à falta de comprometimento dos gestores. Além disso, partes interessadas como parceiros externos e fornecedores também são aconselhados a se envolverem para uma melhor qualidade dos resultados de melhoria contínua e homogênea, bem como para simplificar os processos.

 

O Lean Six Sigma aplicado aos processos de uma empresa pode levar não só a baixar custos e aumentar a produtividade, mas também a uma melhor satisfação do cliente, a uma oferta diversificada e a uma melhor distribuição em termos de cobertura geográfica. Uma maneira de quantificar o impacto da implementação em um negócio é computar vários indicadores como:


1.Índice de satisfação do cliente (ISIXSIGMA, 2010);
2.Taxa de penetração de clientes (ISIXSIGMA, 2010);
3.Flexibilidade da cadeia de suprimentos;
4.Redução do tempo de entrega;
5.Qualidade em toda a linha;
6.Custo total para cada processo.

 

Independente do segmento da sua empresa, dedicar investimento e tempo para o controle de qualidade irá comprovadamente trazer retornos financeiros sustentáveis. Pode apostar.

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