LEAN SEIS SIGMA

Lean Seis Sigma na prestação de serviços estratégicos

Este artigo é para você que não está muito familiarizado com o Seis Sigma ou Lean, principalmente voltado para a prestação de serviços. É preciso quebrar paradigmas, pois grande parte das aplicações Lean e Seis Sigma, estão voltadas para serviços ou as áreas chamadas de “colarinho branco” dentro das organizações, e podem ser usadas tão efetivamente quanto na manufatura com resultados ainda mais rápidos. Pesquisas apontaram que processos sem valor agregado compõem 50% dos custos totais em serviços.

A falta de ênfase inicial em Seis Sigma nas áreas internas não relacionadas à manufatura, foi um erro que custou à Motorola pelo menos US $ 5 bilhões ao longo de um período de quatro anos “.

-Bob Galvin, ex-CEO da Motorola

Então o que é Seis Sigma, o que é Lean? Os dois são parceiros e se completam quando falam sobre princípios que aceleram a velocidade dos processos dentro de uma organização, e resulta em redução de custos através da mitigação de desperdício com o foco direcionado na satisfação do cliente através de dados coletados. Os departamentos de colarinho branco têm pouca ou nenhuma história no uso de dados, e a maioria das pessoas não são “alfabetizadas numericamente” como algumas das suas contrapartes na manufatura. Mas isso não é obstáculo para o sucesso. Aprender a capturar os dados importantes dentro de um processo faz com que possamos obter mais da metade dos resultados substanciais de Lean Seis Sigma.

Entenda os conceitos:

Seis Sigma: Enfatiza a necessidade de reconhecer oportunidades e inconsistências nos processos. O Seis Sigma toma decisões baseadas em dados, e incorpora um conjunto abrangente de ferramentas de qualidade sob uma estrutura poderosa para que o problema seja resolvido, além de fornecer uma infraestrutura cultural altamente prescritiva e efetiva na obtenção de resultados sustentáveis para o cliente;.

Lean: Foca na maximização da agilidade dos processos. O Lean fornece ferramentas para analisar fluxo de processos e seus gargalos, evidenciando o que gera “valor agregado” e “não agregado” identificando a causa raiz dos problemas, além de fornecer meios para quantificar e eliminar o custo por complexidades. De uma maneira ampla, os dois sistemas emergem para um único objetivo: eliminar desperdícios e melhorar a eficiência nos processos. O Seis Sigma defende que os desperdícios aconteçam advindos de processos inconsistentes, enquanto que o Lean defende que o desperdício é impactado por processos sem valor agregado. Por isso, o Lean Seis Sigma consolida as duas sistemáticas para se fortalecerem, e com isto, atividades e processos sem valor agregado são mapeados pela ferramenta Lean, enquanto as variações de processos são eliminadas através do Seis Sigma para a entrega dos serviços. Isto resultará em departamentos mais eficientes, atendendo as expectativas dos clientes internos e externos.

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