Financial Planning and Review of Year End Reports

Guia de carreira em finanças

Este artigo tem como objetivo fornecer informações sobre as diferentes carreiras em finanças, dando oportunidade a você, de explorar e determinar se alguma destas áreas é certa para o seu futuro!

No dia a dia as empresas se deparam com duas principais decisões financeiras, a de investimento e de financiamento. Por isso, você, como o mais novo analista financeiro recrutado, talvez tenha que ajudar a analisar o novo e muito importante projeto de investimento. Ou ao invés disto, você tem a opção de ajudar levantar capital para pagar por isso, talvez através de uma negociação com um banco para um empréstimo ou atuando na negociação de uma concessão de máquinas e equipamentos. O seu colega neste meio termo, pode estar gerenciando os recebíveis e outros investimentos ou analisando até onde os clientes irão honrar com seus débitos e pagar as contas, já que está sob sua responsabilidade o monitoramento e controle de riscos. Além disso, o analista financeiro auxilia na organização do seguro da fábrica e seus equipamentos, e presta suporte na compra e venda de opções e contratos e futuros, além de outras ferramentas exóticas de gerenciamento de riscos.

Você ainda tem a opção de trabalhar em empresas no departamento de finanças como analista na controladoria, que age como um guardião em relação a como a operação reflete nos resultados da empresa, em parceria com os contadores (guardiões dos ativos), além de monitorar o lucro ou prejuízo e gerenciar o processo orçamentário. Você também pode trabalhar na área fiscal, gerenciando todo o movimento de notas fiscais e, impostos à pagar ao governo (caixinha de pandora). Este é um departamento que trabalha com um olho na governança e outro no Caixa. O glamour é um pouco menor, porém, se você gostar de por “mão na massa” e entender como a roda das operações gira, terá grandes oportunidades de carreira.

Talvez você tenha preferência por uma instituição financeira, e os maiores empregadores, neste caso, são os bancos. Os bancos coletam depósitos e então emprestam novamente o dinheiro para os seus clientes. Caso você se junte a um banco, sua carreira começará provavelmente em uma agência, procurada por clientes para depositar seus dinheiros, pagar suas contas e procurar por empréstimos. Você também pode trabalhar nos escritórios dos bancos, auxiliando na análise de milhões  em empréstimo para grandes empresas. Os bancos fazem muitas outras coisas adicionais a empréstimos e provavelmente disponibilizam uma maior variedade de trabalhos do que qualquer outra instituição financeira. Por exemplo: pessoa física e pessoa jurídica utilizam os bancos para realizar pagamentos uns com os outros. Então, se você trabalha no departamento de gestão de caixa, você provavelmente ajudará as empresas a transferir eletronicamente uma grande quantia de dinheiro para salários, impostos e pagamentos de fornecedores. Bancos também compram e vendem moedas estrangeiras, e assim, você poderá trabalhar nos computadores uma sala de negociações de moeda estrangeira. Outro glamour de trabalhar em bancos está no grupo de derivativos, que auxiliam empresas a gerenciar seus riscos (dividem riscos a um preço), comprando e vendendo opções, futuros negócios etc.

Além disso, há opções em Bancos de investimentos como o Goldman Sachs, que auxiliam as empresas em suas vendas de títulos para investidores, tendo ainda  um time dedicado a ajudar grandes empresas em fusões e aquisições. Quando empresas disponibilizam títulos (ações, debêntures, papel comercial) ou compram outras empresas, muito dinheiro está em jogo, então, precisam se mover rapidamente. Por isso, trabalhar para um banco de investimento pode significar fazer parte de um ambiente com pressão e longas horas dedicadas, mas em contrapartida, bem remunerado por isto.

As seguradoras são outras grandes empregadoras. A maioria das empresas de seguros estão envolvidas em projetar e vender apólices de seguro para casas, e de vida para as pessoas, mas grandes empresas estão também entre os principais clientes. Então, caso você se trabalhe para uma seguradora, ou grandes corretoras, pode se deparar organizando um seguro de um avião Boeing nos Estados Unidos ou o de uma plataforma de petróleo na Indonésia.  Companhias de seguro de vida são grandes credoras de empresas, investidores e imóveis comerciais (as seguradoras disponibilizam empréstimos de médio e longo prazo). Desta forma, você terá situações de negociação de empréstimos milionários para, por exemplo, construir um novo shopping center ou uma empresa familiar que precisou de capital para expansão na produção. Você pode trabalhar ainda como analista de investimento, já que as seguradoras também investem em títulos.

Um outro negócio existente é o “gerenciamento de dinheiro”, isto é, que ajuda a decidir em qual empresa investir, em como balancear seus investimentos em títulos seguros como o do tesouro direto ou investir em fundos mútuos. Um analista em fundos mútuos analisa a prospecção de títulos e trabalha com o gerente de investimento que decide qual deve ser comprado ou vendido. Você também pode trabalhar em um departamento de confiança do banco, que gerencia o dinheiro de fundos de previdência para aposentados, universidades e instituições financeiras.

Viu como a área de finanças pode ser encantadora? Com qual dessas opções você mais se identifica? Independente de sua escolha dê o seu melhor sempre, e colha os frutos disto. Lembre-se: os profissionais existem para gerar riquezas para a empresa!

Grande abraço e boa sorte!

Compartilhe esse post

Não encontrou o que procura? Fale conosco!